A empresa foi fundada em 1934 por Hans Trunkenpolz de Mattighofen. Iniciou as atividades com uma loja e foi batizada de Kraftfahrzeuge Trunkenpolz Mattighofen. Em 1953 a KTM começou a produção das motocicletas. Com apenas 20 empregados, as motocicletas foram construídas com uma taxa de fabricação de três exemplares por dia. Em 1955, um homem de negócios, Ernst Kronreif, tornou-se no accionista da companhia, adquirindo uma parcela considerável da companhia. Foi rebatizada então Kronreif Trunkenpolz Mattighofen.
Durante toda a história da KTM, a empresa esteve na frente no quesito tecnologia. Foi o primeiro fabricante a produzir um motor de quatro tempos arrefecido a líquido para motocicleta, um projeto que foi replicado por todos os fabricantes restantes (radiadores de outros fabricantes, compravam os radiadores fornecidos pela KTM, até mesmo à Suzuki em tempos que só havia arrefecimento a água). Em 1986 a KTM tornou-se o primeiro fabricante de motocicleta a incluir na parte dianteira e na parte traseira freio a disco. Em 1998, ofereceram as primeiras motocicletas com uma suspensão traseira linkless, reduzindo dramaticamente o peso da moto. Foram também os primeiros a oferecer mecanismos hidráulicos da embreagem em todos os modelos de motocicletas, e os primeiros a oferecer a supermoto, uma motocicleta pronta para competição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário